Qual antecedência ideal em políticas de viagem?



Share this Post



Essa é a pergunta que mais escuto quando o assunto é política de viagens.

A resposta para essa pergunta não é fácil, pois não existe um padrão. Não existe uma resposta única.

Mas existem meios de responder de acordo com a realidade de sua empresa.

O primeiro passo

Usar dados para termos uma visão geral do mercado. Aqui usamos nossa ferramenta de análise chamada Index de Viagens. Ela tem dados de mercado, tais como, antecedência média, ticket médio, diária média por cidade e bairro e custo de refeições nas principais cidades do mundo.

Grafico antecedencia politica viagens

Na imagem acima temos o desempenho do valor médio de passagens aéreas até 30 dias antes do embarque. Note que a tarifa mais baixa (a) está disponível 30 dias antes da data do voo. 15 dias antes (b), temos o final da primeira base de sustentação do preço. Com sete dias (c), onde a maioria das políticas se encaixa, temos a última parada antes de um grande salto no valor, que chega no pico com 3 dias (d) de antecedência, caindo um pouco nos dois dias anteriores à viagem (e).

Adequando a realidade

Agora que temos a visão dos dados, podemos pensar em como encaixar a realidade de viagens nesse quadro. Tipo de negócio, motivo das viagens e possibilidade de mudanças são alguns fatores a serem avaliados.

Se sua empresa realiza treinamentos ou eventos programados, por que não uma política com antecedência muito alta? Afinal, você tem esse evento programado e a possibilidade de mudança é pequena. Aproveite a menor tarifa.

Mas se sua empresa presta serviços de manutenção ou suporte, que têm demanda espontânea e urgente de viagens, de nada adianta comprar uma tarifa baixa e sujeita a mil e uma penalidades para alteração.

Sua empresa realiza treinamentos com antecedência e tem uma equipe de suporte urgente? Por que não uma política de antecedência para cada setor?

Dados e customização podem ser seus melhores aliados na manutenção da política de viagens.

Gostou? Leia mais sobre gestão e política de viagens em nosso blog




Veja outros posts na nossa página de dicas:

Dicas de Gestão de Viagens Corporativas



PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA A ECONOMIZAR


Preencha os dados abaixo e receba uma proposta para reduzir seus gastos com viagens corporativas:




Continue lendo