O que significa a mobilidade em viagens corporativas



Por Lorena Ávila
Categoria: Gestão de Viagens

Share this Post



Estamos vivendo uma série de mudanças radicais de hábitos que influencia, cada vez mais, o nosso dia a dia, principalmente no mundo corporativo. As relações planas e em rede, por exemplo, começam a criar novos padrões de organização nas empresas. Na mesma direção, os aparelhos de celular – ou smartphones – se consolidam como extensões do nosso corpo e mente, em casa e no trabalho.

Este último fenômeno já está nas estatísticas. De acordo com institutos de pesquisa, em meados de 2014, os desktops foram ultrapassados pelos smartphones. Entre 2008 e 2015, o número de horas de navegação nos celulares passou de 0.3 para 2.8. Um salto e tanto para tão pouco tempo. Finalmente, os navegadores estão sendo, gradativa e rapidamente, engolidos pelos aplicativos.

E o que tudo isso quer dizer para a área de viagens corporativas? Que precisamos apostar – o mais rapidamente possível – em soluções que tenham a mobilidade como principal ativo. Saiba o porquê.




Participação natural

Estar presente nos celulares, de forma simples e elegante, significa entrar de vez nos hábitos diários das pessoas. Os aplicativos de sucesso fazem exatamente isso: utilizam um layout amigável e uma estrutura simples e efetiva para atrair os usuários. Uma vez inseridos na rotina, são utilizados como uma extensão da nossa própria mente. A participação se torna, portanto, natural.

Acessibilidade irrestrita

Em um tempo no qual os minutos correm mais rápido que o esperado, é importante oferecer aos colaboradores soluções fáceis e sempre disponíveis. Ter um aplicativo para gerenciar as viagens corporativas que caiba literalmente nos bolsos de viajantes e gestores pode causar impacto positivo na tomada de decisão e nos custos da empresa.

Agilidade nos processos

Precisa comprar um bilhete ou reservar um hotel? Ao utilizar um aplicativo conectado com o sistema de viagens, o viajante pode fazer todo o procedimento imediatamente no celular. Isto é, ele não precisa mais voltar para a mesa de trabalho para resolver algo que pode ser concluído em três toques. Além disso, esta ferramenta impede erros do tradicional telefone sem fio. Sem a necessidade de intermediários para fazer reservas, os viajantes tendem a sofrer menos com erros de comunicação.

Aprovação rápida

Se de um lado o viajante pode fazer reservas de bilhetes no mesmo momento em que surge a demanda, o gestor também pode aprovar a compra onde quer que esteja. O aplicativo envia diretamente os pedidos dos colaboradores para o gestor aprova-los ou não.

Controle de gastos

Um dos pontos que mais demandam tempo da equipe é a prestação de contas de uma viagem. Normalmente, o viajante apresenta para o gestor todas as notas fiscais utilizadas para comprovar os gastos. O gestor, então, registra as despesas e toma as atitudes necessárias.

Com o aplicativo, o viajante pode registrar, utilizando a máquina fotográfica do celular, os gastos. O gestor, por sua vez, vai recebendo gradualmente os comprovantes. Tudo mais fácil, eficiente e controlado. Em outras palavras, diga adeus aos bolos de papéis.

Mais controle

Se houver a utilização de carros nas viagens corporativas, por exemplo, o próprio aplicativo grava os quilômetros rodados. Uma solução simples capaz de diminuir substancialmente o tempo gasto com prestações de contas.

Acima de todos esses motivos, oferecer aos colaboradores um tipo de ferramenta que os ajudem no dia a dia tornam os procedimentos mais agradáveis e as obrigações menos trabalhosas. Mais satisfação da equipe, em geral, significam melhores resultados.

Por isso, se o seu setor de viagens corporativas não trabalha com aplicativos interligados ao sistema de viagem corporativa, não perca mais tempo. Busque e implemente o mais rapidamente possível uma solução mobile para a sua empresa.




Veja outros posts na nossa página de dicas:

Dicas de Gestão de Viagens Corporativas



GUIA DETALHADO DE POLÍTICA DE VIAGENS


Conheça nosso material que detalha como fazer ou atualizar a Política de Viagens da sua empresa. É gratuito:


Novo Guia de Política de Viagens


Continue lendo