O novo desafio do momento: locação de carro




Desde março estamos passando por vários desafios no mercado de viagens.

Muitos hotéis fecharam e agora estão reabrindo suas portas. Cias aéreas, que tiveram grande parte de suas aeronaves paradas, também já estão em fase de retomada de suas rotas. Com as locadoras de carro não foi diferente!

Seus estacionamentos, que no início da pandemia se encontravam cheios, rapidamente esvaziaram e, os poucos veículos parados não estão disponíveis para locação.

Como havia poucas aeronaves voando, muitas pessoas optaram por fazer suas viagens de carro. As locadoras de carros enxergaram essa oportunidade em meio ao caos da pandemia, se adaptaram rapidamente às novas exigências de segurança e foi o setor que teve uma retomada mais rápida no mercado de viagens.

Porém, nesse momento ocorre algo que na história do turismo nunca imaginaríamos que pudesse acontecer: falta de carro no mercado para locação. Essa é a realidade nas três principais locadoras nacionais.

Os motivos


As locadoras permanecem com o veículo na sua frota aproximadamente entre 10 a 12 meses de utilização ou de 30.000 a 40.000 quilômetros rodados. Depois disso, estes veículos são retirados da frota de locação e enviados para venda de seminovos.

Também, anualmente, as locadoras fazem compras de novos carros com as montadoras para reposição. Mas, este ano foi atípico.

Muitos carros foram retirado das frotas como de costume, mas as montadoras não estão conseguindo cumprir exatamente com o plano de entrega dos veículos já comprados.

O motivo? Falta de peças que vem da China e o atraso nas montagens de novos produtos, devido à paralização das fábricas por alguns meses.

Então, o cenário atual é: estamos com aumento de demanda para locação de carro, porém não há carros disponíveis no mercado.

E, infelizmente, este problema deve persistir pelos próximos meses, já que não sabemos quando tudo irá normalizar e as montadoras conseguirão atender a demanda.

Agora, algumas dicas muito importantes:


- Se planeje e faça a sua locação com antecedência.
- Retire o carro no horário confirmado. Veículos não retirados conforme agendamento são automaticamente disponibilizados para novas reservas.
- Lembre que fim de ano, muitas pessoas buscam um veículo para viajar com a família.

Vamos ver como serão as cenas dos próximos capítulos!

Dedra Freitas





Veja outros posts na nossa página de dicas:

Dicas de Gestão de Viagens Corporativas



PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA A ECONOMIZAR


Preencha os dados abaixo e receba uma proposta para reduzir seus gastos com viagens corporativas:




    Continue lendo