A mágica das viagens grátis



Por Lorena Ávila
Categoria: Gestão de Viagens

Share this Post



Taxa zero? Serviços sem custos?

Infelizmente, não existe trabalho de graça, principalmente de agências de viagens corporativas que pagam impostos, contratam sistemas eficientes de gestão e mantém uma equipe de atendimento experiente.

Como então uma agência desta pode ganhar, por exemplo, uma licitação (na qual vence o menor preço) com taxa zero de serviços?

Para fechar novos negócios e conquistar clientes, ainda é comum algumas agências apresentarem valores muito abaixo daqueles praticados pelo mercado. Por vezes, a taxa de serviço – o que mantém a agência em funcionamento – pode chegar a zero.

No entanto, independentemente da qualidade do serviço, a conta precisa fechar. E ela sempre fecha. Como? A resposta pode estar no modo faturado de pagamento e nas passagens aéreas.

Se as compras da sua empresa são feitas diretamente no cartão de crédito, não há problema, pois a transação financeira é feita diretamente com a companhia aérea, sem possibilidade de alteração de valores.

Por outro lado, se a sua empresa utiliza o modo faturado para pagar a agência, fique atento. É comum as “agências taxa zero” recuperarem recursos aumentado o valor das passagens ou até mesmo a taxa de embarque.

Exemplo, uma passagem da ponte Rio x São Paulo custa R$ 100. Se você utilizar um cartão de crédito, será debitado da sua conta exatamente R$ 100. Mas se você utilizar o faturado, não há como saber quanto realmente está sendo cobrado da sua empresa.

Pronto. Aquela taxa zero apresentada na proposta não é tão zero assim. E ainda pode ser mais alta do que a apresentada pelas empresas que mostraram os custos reais na concorrência.

Em resumo, fique atento a três sinais que podem indicar que algo está errado:
• Taxas de transação muito abaixo do praticado pelo mercado;
• Insistência no pagamento faturado;
• Aumento do prazo de pagamento (muitas vezes maior do que o oferecido pelo cartão de crédito).

A boa notícia

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou uma resolução que deve ajudar a dar mais transparência nas relações comerciais no setor de viagens corporativas.

De acordo com este texto, a partir do dia 12 de março, os cartões de embarque emitidos pelas companhias aéreas, no momento do check-in, deverão indicar o valor da passagem paga pelo passageiro.

Na prática, pode ser o começo do fim das “agências taxa zero” e de práticas que deveriam ser banidas de uma vez por todas do mercado brasileiro.




Veja outros posts na nossa página de dicas:

Dicas de Gestão de Viagens Corporativas



PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA A ECONOMIZAR


Preencha os dados abaixo e receba uma proposta para reduzir seus gastos com viagens corporativas:




    Continue lendo